27.3.16

Discos que Pioraram a Minha Vida #06 - Cólera - Pela Paz em Todo Mundo


Voltando com a session que eu mais gosto de rasurar neste podre espaço, o "Discos que Pioraram a Minha Vida" chega com um clássico que dispensa indicações pra quem gosta do punk-de-faquinha. A primeira coisa que pirei quando tive contato com o LP foi a escrita em vários idiomas (seis) do título "Pela Paz em Todo Mundo". Até aquele momento eu gosta muito dos Ramones, alguma coisa de Ratos de Porão e minha base mesmo era o Rap Nacional. 
Quando ouvi pela primeira vez, de cara me identifiquei com a faixa "Medo", "Direitos Humanos", "Vivo Na Cidade", "Adolescente" e "Pela Paz". Os simples acordes, as letras diretas com forte apelo de luta e sonho me ganharam e fiquei ouvindo o disco por um bom tempo, sempre depois que chegava da aula. Até então eu não sabia muito sobre o Cólera e nem sobre a figura do Redson, a partir de todo o enredo do disco que passei a admirar que fui procurar saber mais sobre a banda, sobre a luta do proletariado, soube mais sobre as diversas ramificações dentro do punk, passei a ser mais contundente em minhas ideias, e isso abriu a porta pra que eu conhecesse outras coisas muito mais agressivas, e passei a ler muito mais. 
Logicamente que com o passar do tempo as músicas foram fazendo mais sentido em minha vida, a mensagem universal de pedido de paz entre os povos e toda a força do punk que se faz presente em cada segundo do registro. Em tempos de guerras partidárias, intolerância atingindo níveis preocupantes, ideias fascistas sendo propagadas nas ruas e nos meios de comunicação, esse disco deveria voltar para as plataformas sonoras com um impacto mais forte de quando foi lançado nos perdidos de 1986. Pois o disco é uma aula sobre direitos humanos, sobre o amor ao próximo, sobre respeito, sobre lutas, sobre sonhos e que somos todxs iguais, o que nos separa é a distância. Se você ainda não ouviu, esse é o momento ideal. Obrigado Redson e banda!

Ouça o disco aqui:


Leia as edições anteriores do "Discos que Pioraram a Minha Vida"

0 comentários: