28.11.15

This is Canoas, not POA! - Festival reúne talentos locais em busca da integração da cena





Neste domingo acontece a quarta edição da festa que já é considerada a mais tradicional e também diversificada da cena roqueira canoense. This is Canoas, not POA reúne três bandas de diferentes estilos musicais, a partir das 18h, no Estúdio Black Bird. Os ingressos são retirados na hora por R$10.


Serviço: 
THIS IS CANOAS, NOT POA!
(Chega de pegar trem para curtir um bom show na cidade vizinha).
Quem? Paquetá, Mondo Calado e Baracy & Os Miseraveis.
Quando? Domingo, 29 de novembro, a partir das 18h
Onde? Estúdio Black Bird (Rua Saldanha da Gama, 661. Bairro Harmonia)
Quanto? R$10 


Conheça e escutem as bandas: https://thisiscanoasnotpoa.bandcamp.com

Sobre as bandas

Mondo Calado faz parte da nova safra canoense, porém é formada por figuras já conhecidas da cena musical da cidade: Jaison Bellissimo (voz), Jonatas Holz (guitarra), Jeferson Marchetto (baixo) e Roger Neres (bateria) mostram em suas composições tanto influências musicais – a politização das letras e a mistura de peso e groove imediatamente associam o grupo a antecessores como Planet Hemp e Rage Against the Machine (RAtM) – como da cidade onde cresceram e vivem, Canoas.
A banda tem mostrado seu trabalho no circuito independente gaúcho, principalmente na já citada Região Metropolitana da capital. Seu primeiro material foi lançado em 2013. O single “Aonde Você Se Encaixa” já mostrava o conceito musical que a Mondo Calado desenvolve desde 2012, data de sua primeira formação. A partir do segundo semestre de 2015, o grupo divulga uma série de singles que farão parte de um EP a ser lançado no primeiro semestre de 2016, e que promete chamar a atenção pelo trabalho artístico multimídia. A primeira dessa série de músicas é “Brasil Colônia”.

Paquetá é uma banda de Surfichedelic punk music ou Tropical Punk desagradável feira para gente desengonçada dançar. Uma singela homenagem a praia de Canoas, também conhecida entre os locais como prainha. O local também remete a muitas características do grupo canoense. Afinal é uma praia que não é bem praia e um surf music que não é bem surf music.

Influenciados por bandas como Man or Astroman?, Ramones, Dead Kennedys e pelas coletâneas “Back from the grave”. Aliás, "Paquetá" é uma palavra com origem na língua tupi. Significa "muitas pacas", pela junção de paka (paca) e etá (muitos). As pacas são: Bruno Fogaça (bateria), Daniel Hogrefe (guitarra), Vinicius Dagger (guitarra) e Wender Zanon (baixo).

Baracy e os Miseráveis traz a energia e irreverência do rock´n roll passeando por diversas referências que vão desde a jovem guarda-brega-psicodélica, passando pelo rock'a'billy-pop-visceral, até ao rock n' roll no seu estado mais cru, tosco, insâno, pervertido e as vezes fora de si.

LOCALS ONLY! 

Sobre o festival

Cooperação e não competição. Este é o lema do evento. A ideia é fomentar a cena local através de encontros de artistas e grupos de diferentes estilos e meios. Apesar do nome, a proposta não é tornar o evento em um festival bairrista. A integração, união e o intercâmbio são bem-vindos. O nome do festival é uma referência a compilação lançada em 82, pela Modern Method Records, que levava o nome de This is Boston, not L.A. Assim como naquela ocasião, os organizadores do evento acreditam que a música reflete o cotidiano em que vivemos. Assim, a música produzida em Canoas também possui características da nossa (tão amada) cidade. Seja na forma como é apresentada, na letra, no som, visual, estética ou textura.

This is Canoas, not POA surge com este propósito. Resgatar os shows autorais nos espaços privados da cidade e promover a união e cooperação de quem produz. Hoje em dia, os espaços mais utilizados pelos artistas autorais da cidade são espaços públicos. Estão aí o Ensaio na Praça, Igara Rock, entre outras ocupações para comprovar isso. Porém, os canoenses merecem mais. Muito mais espaços, mais ocupações, mais grupos, mais shows e mais arte. 

0 comentários: