16.4.14

Pastel de Miolos - Novas Ideias, Velhos Ideais (2014)


A lendária banda de punk rock Pastel de Miolos está de volta com o seu mais recente trabalho "Novas Ideias, Velhos Ideais", sucessor do excelente "Da Escravidão Ao Salário Mínimo" lançado em 2010. O disco que foi lançado para a pré-venda e streaming no dia 01/04, data que comemorou os 50 anos do golpe militar (que jamais deve ser esquecido ou revivido), chega mostrando a evolução das ideias da banda, mas nunca esquecendo as raízes que os fizeram chegar até aqui nesta dura e resistente trajetória dentro do underground nacional. 
"Novas Ideias, Velhos Ideais" está bem recheado e conta com 16 poderosas cantigas (que na verdade por conta de cantigas embutidas possui 20 musicólas) que mesclam o tradicional punk rock / hardcore com pinceladas de metal, deixando a sonoridade em algumas músicas mais densas e pesadas. A bolachinha abre com a faixa-título "N.I.V.I" (punk rock como antigamente), seguida da bombástica "Desobediência Civil", molotov sonoro aceso nas caixas do som que ativa o ódio e a raiva dentro de si. "P.R.H.C" é um punk rock que causa nostalgia e faz inflar o peito daquele que ouve e gosta deste tipo de sonoro. A abordagem do machismo presente no cotidiano feminino é cantarolado em "Insegurança Masculina", cantiga que ganhou um lyric vídeo e conta com a participação de Vital (Jason). A sequência de "A Ilha" / "Sem Nome e Sem Razão" mescla a sonoridade cadenciada com a aceleração característica do hardcore. "Vou Tentar" possui uma baita letra e melodia, uma das melhores do disco e este blog identificou-se muito com o refrão "A cidade fede / mas não me impede / eu vou tentar!". A paulada doida volta a comer na orêia em "Hardcore", e como diz no final da letra, tolerância não é se acomodar. Em "Porcos" o refrão lembrou muito alguma cantiga do Dead Kennedys e "Homem Ao Mar" tem uma pegada surf music que contagia e uma letra sensacional. "Quarteto II" é uma espécie de 4 em 1, quatro cantigas juntas em uma faixa, são elas: "Obstáculos" / "Vergonha de Ser Você" / "O Fascista Libertário" / "Bicho Morto". Outra música bem executada é "Quando A Vítima Se Transformar No Algoz", hardcore no talo com letra que fala do dia em que houver a mudança de papéis entre opressor e oprimido. A sequência "A.C.P." / "Sofrer" é rápida, papo reto e sem firulas. "Homem Sério" é uma crítica inteligente à aqueles que se adequam ao sistema e abandonam convicções contundentes, nesta faixa tem a participação especial do mestre Frango Kaos (Galinha Preta), dando um requinte podremente atraente para a cantiga. O disco fecha de forma brilhante com "É Essa Porcaria Que Me Faz Feliz", uma ode ao rock, ao punk, à vida sem padrão determinado, à amizade e a essa porra toda que entorta a vida de muitos por esse mundo afora. Escondida no finalzim tem uma versãozinha marota de "O Fascista Libertário", bem legal de ouvir.
Toda a arte gráfica do disco está impecável e é assinada pelo artista Flávio Flock (baixista da banda Jason) e a produção, mixagem e masterização leva o rabisco do produtor Jera Cravo. O disco é um lançamento conjunto dos selos Brechó Discos, BigBross Records, Hearts Bleed Blue, São Rock Discos, Purgatorius Records e Panela Discos. Pra quem conhece a trajetória da Pastel de Miolos, este disco mostra a experiência e evolução sonora que a banda encontra-se atualmente, apresentando ao público um disco coeso, impactante e muito bem inserido dentro do punk / hardcore nacional, mas se você ainda não conhece o som, este disco é a melhor opção pra conhecer o atual panorama sonoro e as ideias desta linda banda. O disco, que está em formato digipack está disponível para venda no sítio da hbb store e digo que vale muito ter este registro em mãos e em sua coleção na estante empoeirada cheia de ácaro. Eis aqui um grande lançamento dentro do cenário underground nacional!

Página da banda: Pastel de Miolos

Ouça o disco "Novas Ideias, Velhos Ideais" aqui:
http://heartsbleedblue.bandcamp.com/album/novas-ideias-velhos-ideais


0 comentários: