20.2.10

Sociedade em classes



A polícia tortura e mata; as forças armadas reprimem a revolta à classe dominante; as igrejas ensinam resignação em vez de horror às injustiças; o cinismo e a indiferença da sociedade produzem o racismo, a violência e a discriminação; o sistema produz seus sócios e eliminam os demais, numa fábrica de exclusão racionalizada.

De um lado, senhores, proprietários, doutores; do outro índios, escravos, trabalhadores, e pobres. Produzindo riqueza pela produção da pobreza. As ideologias dos intelectuais e as agruras dos pobres. Gerando três classes sociais: ricos, pobres e indigentes. É como se elas habitassem países diferentes. Existe a minoria rica, branca, sofisticada, intelectualizada; e tem a maioria pobre, negra, silenciosa, resignada, indesejada, descuidada, inimiga. E a indigência indica a rota de um grande naufrágio social. De uma farsa econômica, de um desastre político. Aliás, a política, os partidos, as instituições, as leis, servem somente para o controle de nossas vidas e para a manutenção da miséria.

Pensar o futuro atrai, desafia e engana, mas para mudar o futuro depende de mudar a maneira de como se pensa o presente. Hoje só existe a presença do passado no presente, projetando no futuro o fracasso de mais uma geração.

Júnior

letargiazine@hotmail.com

0 comentários: